segunda-feira, 4 de julho de 2016

TÊNIS, SERÁ O MELHOR CALÇADO OU MAIS SEGURO PARA PILOTAR MOTOCICLETA?



Caros leitores, hoje no grupo em que participo da “TRIUMPH RIDER’s FLORIPA”, no Whatzapp , um amigo me deu a dica para falar sobre o uso de tênis e vestimentas inadequados para andar de moto, motivado por algumas publicações no grupo de vídeos com condutores de motocicletas sofrendo acidentes.
 Embora exista legislação de trânsito que não especifique detalhadamente o uso de equipamentos como calçados específicos, há um questionamento sobre a indicação ou não do uso de tênis. Mas pilotar as motocicletas sem calçados ou roupas adequadas podem provocar prejuízos muito maiores que uma simples multa regulamentada pela legislação. Porém, ao contrário do uso do capacete, que é obrigatório e parte integrante da vestimenta da maior parte dos motociclistas, a utilização de calças e jaquetas com proteção e botas ou tênis especial para motociclismo, não tem sido a escolha da maioria.
         A situação torna-se ainda mais evidente em motociclistas iniciantes ou até mesmo, aqueles mais experientes, que tem excesso de confiança e não dão muito importância para uso correto de equipamento para pilotar suas máquinas possantes.
A observação mostra o quanto o número de motociclistas que estão rodando nos finais de semanas pelas ruas e estradas sem os devidos equipamentos tem aumentado. Não existem estatísticas que apontem o quanto essa prática prejudica os motociclistas no caso de uma queda ou colisão. Porém o volume de acidentes envolvendo os veículos de duas rodas e o senso comum de que protegida pelo tecido, a pele tende a sofrer menos como arranhões e escoriações, faz pensar que muitos machucados poderiam ser evitados.
 A cada ano cerca de 50 mil pessoas perdem suas vidas em acidentes de trânsito no Brasil e Santa Catarina ocupa a 13ª posição no ranking de vítimas de acidentes com motocicletas, com taxa de mortalidade de 8,5 para cada 100 mil habitantes. Entre 2002 e 2012 este número cresceu 92,5% no Estado. No Brasil o índice é de 6,3 mortes por 100 mil habitantes. Dados preliminares do Ministério da Saúde apontam que em 2013 os acidentes com motos resultaram em 12.040 óbitos no país, o que corresponde a 28% dos mortos no transporte terrestre. Em Santa Catarina foram 1.680 mortes em 2013.
  Nos últimos seis anos as internações hospitalares no  Sistema Único de Saúde (SUS )  que envolveram motociclistas tiveram um crescimento de 115% e o custo com o atendimento a esses pacientes foi de 170,8%. Em Santa Catarina foram 3.071 internações em 2014, representando um gasto de R$5,9 milhões (BRASIL,2015).
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde.2015. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/geral.html?start=170.
           A ineficiência de uma regulamentação sobre o uso de roupas apropriadas por motociclistas também contribui para que os condutores não se preocupem muito com a questão. "A única coisa que a legislação obriga é o uso de um calçado fixo no pé, que vale tanto para as motos como para os carros”. Segundo o artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro é proibido conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor sem usar capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção e vestuário de acordo com as normas e especificações aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Porém ao contrário das recomendações sobre o capacete, à vestimenta e calçados ainda não foram regulamentados pelo órgão.



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