Caros
leitores, hoje no grupo em que participo da “TRIUMPH RIDER’s FLORIPA”, no
Whatzapp , um amigo me deu a dica para falar sobre o uso de tênis e vestimentas
inadequados para andar de moto, motivado por algumas publicações no grupo de
vídeos com condutores de motocicletas sofrendo acidentes.
Embora
exista legislação de trânsito que não especifique detalhadamente o uso de
equipamentos como calçados específicos, há um questionamento sobre a indicação
ou não do uso de tênis. Mas pilotar as motocicletas sem calçados ou roupas
adequadas podem provocar prejuízos muito maiores que uma simples multa
regulamentada pela legislação. Porém, ao contrário do uso do capacete, que é
obrigatório e parte integrante da vestimenta da maior parte dos motociclistas,
a utilização de calças e jaquetas com proteção e botas ou tênis especial para
motociclismo, não tem sido a escolha da maioria.
A
situação torna-se ainda mais evidente em motociclistas iniciantes ou até mesmo,
aqueles mais experientes, que tem excesso de confiança e não dão muito
importância para uso correto de equipamento para pilotar suas máquinas
possantes.
A
observação mostra o quanto o número de motociclistas que estão rodando nos
finais de semanas pelas ruas e estradas sem os devidos equipamentos tem
aumentado. Não existem estatísticas que apontem o quanto essa prática prejudica
os motociclistas no caso de uma queda ou colisão. Porém o volume de acidentes
envolvendo os veículos de duas rodas e o senso comum de que protegida pelo
tecido, a pele tende a sofrer menos como arranhões e escoriações, faz pensar
que muitos machucados poderiam ser evitados.
A cada ano cerca de 50 mil pessoas perdem suas vidas em acidentes de
trânsito no Brasil e Santa Catarina ocupa a 13ª posição no ranking de vítimas
de acidentes com motocicletas, com taxa de mortalidade de 8,5 para cada 100 mil
habitantes. Entre 2002 e 2012 este número cresceu 92,5% no Estado. No Brasil o
índice é de 6,3 mortes por 100 mil habitantes. Dados preliminares do Ministério
da Saúde apontam que em 2013 os acidentes com motos resultaram em 12.040 óbitos
no país, o que corresponde a 28% dos mortos no transporte terrestre. Em Santa
Catarina foram 1.680 mortes em 2013.
Nos últimos seis anos as internações hospitalares no Sistema
Único de Saúde (SUS ) que envolveram motociclistas tiveram um
crescimento de 115% e o custo com o atendimento a esses pacientes foi de
170,8%. Em Santa Catarina foram 3.071 internações em 2014, representando um
gasto de R$5,9 milhões (BRASIL,2015).
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de
Vigilância em Saúde.2015. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/geral.html?start=170.
A
ineficiência de uma regulamentação sobre o uso de roupas apropriadas por
motociclistas também contribui para que os condutores não se preocupem muito
com a questão. "A única coisa que a legislação obriga é o uso de um
calçado fixo no pé, que vale tanto para as motos como para os carros”. Segundo
o artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro é proibido conduzir motocicleta,
motoneta e ciclomotor sem usar capacete de segurança com viseira ou óculos de
proteção e vestuário de acordo com as normas e especificações aprovadas pelo
Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Porém ao contrário das recomendações
sobre o capacete, à vestimenta e calçados ainda não foram regulamentados pelo
órgão.
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